Quando penso nas lágrimas de uma mãe que ora, logo me vêm à lembrança exemplos de mães que se derramaram diante do Senhor por seus filhos. Algumas delas choraram quando estes ainda não estavam em seus ventres, mas junto com o choro e a amargura de alma, elas expressavam a esperança de um dia ter a sua promessa em seus braços. Mulheres que deixaram um legado para todas as mães, sejam biológicas, espirituais ou adotivas. Elas provaram, através dos seus testemunhos narrados, que foram mulheres de fé, Hebreus 11:1. Mas afinal, o que acontece com as lágrimas de uma mãe que ora, para que servem e onde estão? O próprio Deus nos responde em Sua Palavra. Nossos olhos humanos e limitados não as vêem por muito tempo, pois logo após serem derramadas se secam, mas uma coisa é certa: elas não desaparecem diante dos olhos de Deus, nem tampouco ficam sobre as páginas de nossas Bíblias ou sobre nossa cama. O Senhor contabiliza nossas lágrimas, as recolhe e anota cada uma no seu Livro, pois elas são palavras que só o Criador pode interpretá-las, Salmos 56:8. Querida mãe, é o Espírito Santo que nos auxilia em nossa fraqueza, porque na verdade não sabemos como orar, mas Ele intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras, Romanos 8:26, Aleluiaaa!!!
Te convido a refletir junto comigo no testemunho de vida dessas mulheres, que foram mães, intercessoras e continuam sendo modelo para nós:
- Sara - "E Sarai foi estéril e não tinha filhos." Gênesis 11:30. Nosso Deus, verdadeiramente, é especialista em impossibilidades, Lucas 18:27. A esposa de Abrão não poderia ter filhos, contudo Deus fez dela mãe de nações, Gênesis 17:16. Sara viveu momentos de altos e baixos, falhou como qualquer um de nós e chegou a rir, duvidando que seria mãe, Gênesis 18:12. Mas Deus, que é compassivo, cumpriu Sua promessa e lhe deu Isaque.
- Agar - Na imensa lista de mães que oram e choram por seus filhos, Agar deve estar presente. Ela foi dada por mulher a Abrão e, após conceber, fugiu com medo de Sarai que, precipitadamente, a entregou ao marido. Agar deu ouvidos ao que o Anjo lhe disse em momentos de aflição, Gênesis 16:8, e foi honrada pelo Senhor, que lhe deu Ismael. Agar me faz lembrar as muitas mães que engravidam em meio à adversidades, mas não desistem dos seus filhos.
- Rebeca - Deus tem prazer em se revelar às mulheres estéreis. Rebeca, esposa de Isaque, foi uma entre as mulheres citadas na Bíblia que tinha sua madre cerrada, ou seja, não podia gerar filhos. Mais uma vez o Deus do impossível entra em ação. Isaque obteve respostas às orações que fazia por sua esposa, Gênesis 25:21, e a bênção veio em dose dupla: Deus lhe deu Jacó e Esaú, em uma mesma gestação.
- Raquel - Como foi amada a pastora Raquel!! A Bíblia nos mostra que uma mulher virtuosa tem o amor do seu marido, ainda que esta não possa lhe dar filhos, como aconteceu com Raquel. Ela também era estéril, Gênesis 29:31. Muitas vezes nos lembramos dos homens e mulheres de Deus como os "infalíveis". Corremos o sério risco de idolatrá-los e nos esquecemos que todos foram homens como nós. Sentiam tristeza, raiva e até inveja, como Raquel sentiu de sua irmã, Gênesis 30:1. O tempo passou, mas Deus não se esqueceu de Raquel. A abençoou e abriu sua madre, Gênesis 30:22, dando-lhe José e Benjamim.
- Débora - Mulher que, no seu tempo, foi usada por Deus como profetisa e juíza, como uma mãe para a nação de Israel, Juízes 5:7. Deus a escolheu para liderar o povo de Israel, que mais uma vez estava mergulhado em um caos espiritual. Sejamos nós intercessoras como Débora, que aceitou o desafio e nos provou que é possível cuidar de muitos filhos espirituais e obter a vitória.
- Ana - Penina irritava muito Ana, I Samuel 1:6, pois ela não podia ter filhos. Como foi ridicularizada!! Posso imaginar Ana deprimida diante dessa situação, que se repetia todos os dias. Até que um dia fez um voto e disse que, se o Senhor lhe desse um filho varão, o entregaria todos os dias de sua vida. Orou e chorou abundantemente, derramando sua alma diante do Senhor, I Samuel 1:10, e sua petição foi atendida. Samuel foi-lhe entregue nos braços.
- Joquebede - O povo de Israel, como tantas outras vezes, vivia grandes perigos. Mas Joquebede não se intimidou diante das ameaças do inimigo e creu no livramento do Senhor. Não desistiu e, quando não pôde mais esconder Moisés, preparou um cesto, o colocou dentro e levou-o nos juncos à borda do rio, Êxodo 2:3, certa de que Deus salvaria o seu filho. Que exemplo de perseverança!! Erroneamente muitos dizem, escrevem e pregam que Joquebede o colocou no rio, mas não é isso que as Escrituras dizem. Suas atitudes revelam que em momento algum ela perdeu a esperança. Deus não só livrou Moisés da morte, mas sustentou sua família e permitiu que fosse criado por sua mãe, Êxodo 2:9. Joquebede lutou por seu filho quando tudo parecia estar perdido. À semelhança dessa sábia mãe possamos viver nós.
- Viúva de Naim - Lutamos em oração para que nossos filhos permaneçam na presença do Senhor. Mas o que fazer se a morte chegar? Uma mãe, que se quer tem o seu nome mencionado na Bíblia, pode nos explicar através do seu testemunho. O seu filho era sua única companhia e a morte o levou. O que lhe restava se não lágrimas? Mas o Mestre a consolou dizendo: "Não chores." Lucas 7:13. As lágrimas sinceras de uma mãe, comovem o coração de Jesus. Aquele jovem foi entregue com vida àquela mulher. Muitas vezes preferimos acreditar nas mentiras do diabo e deixamos de orar, de interceder, de chorar por nossos filhos. É preciso que olhemos com os olhos da fé e creiamos que o Senhor dará vida a eles novamente, pois Ele venceu a morte. Aleluia!!
Como mãe, tenho aprendido que descansar em
Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de nós e de nossos
filhos. Enquanto não descansamos, não
existe possibilidade de ouvirmos Suas respostas às petições que
fazemos, afinal nossos ouvidos estão tampados ou seja, estamos
surdos espiritualmente. Por esse motivo é essencial que lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade e preocupação, convictos de que está cuidando de tudo, I Pedro 5:7.
“A ansiedade nos impede de ouvirmos, nitidamente, a voz inconfundível daquEle cuja voz é como a voz de muitas águas.” Apocalipse 1:15
Que Deus abençoe todas as mães!!
Sugestão de leitura:
O livro "Mães de Joelhos, Filhos de Pé", de Nina Targino, tem enchido o meu coração de esperança. Através dele conheci o Ministério "Desperta Débora", onde mães intercessoras estão unidas com um só propósito: orar por seus filhos e pelos filhos de todas as mães. Abaixo deixo o link para que conheça este ministério. Grande abraço!!!
http://www.despertadebora.com.br
“A ansiedade nos impede de ouvirmos, nitidamente, a voz inconfundível daquEle cuja voz é como a voz de muitas águas.” Apocalipse 1:15
Que Deus abençoe todas as mães!!
Sugestão de leitura:
O livro "Mães de Joelhos, Filhos de Pé", de Nina Targino, tem enchido o meu coração de esperança. Através dele conheci o Ministério "Desperta Débora", onde mães intercessoras estão unidas com um só propósito: orar por seus filhos e pelos filhos de todas as mães. Abaixo deixo o link para que conheça este ministério. Grande abraço!!!
http://www.despertadebora.com.br