domingo, 19 de março de 2017

O Catador de Conchas

   
Entre os incontáveis grãos de areia estão elas: As Conchas. Mas o que são conchas? Bem, as da imensidão do mar são moluscos marinhos que, ao nascer, tem o seu corpo envolto em "carapaças" que são conchas provisórias, chamadas de protoconchas. Estas, por sua vez, são substituídas por conchas definitivas após os moluscos atingirem a idade jovem. Bem, quem nunca foi atraído pelas diversificadas, belas e misteriosas conchas espalhadas na areia? Elas despertam em muitos de nós curiosidades. Cada uma tem uma beleza peculiar. Há Catadores de Conchas que passam horas selecionando aquelas que vão aumentar suas preciosas coleções. Alguns fazem belas obras de arte e, com elas, presenteiam amigos, decoram seus ambientes preferidos ou até mesmo obtém uma renda extra. Mas ainda tem aqueles que, caminhando na areia, se satisfazem em observar as ondas que levam e trazem, com todos os seus mistérios, conchas em movimentos que parecem não ter fim. Ah!! Só de pensar me deu vontade de estar lá!
      Descrever o que Deus faz não é algo fácil. Até que desejamos, contudo as palavras são e sempre serão, simplesmente, insuficientes. Contemplar as maravilhas de Deus e usufruir cada momento como se fosse o último de nossas vidas é, sem dúvida, a melhor e mais sábia escolha. Mas nem sempre conseguimos. Quem de nós nunca, jamais, em tempo algum se deixou vencer pelo cansaço, pelas enfermidades, pelo desânimo ou até mesmo por uma depressão? E aquela preocupação com as contas a pagar, com a oportunidade de emprego que parece nunca chegar, com o filho que está fora de casa? Todos nós, uns mais outros menos, já deixamos de viver momentos que foram únicos e que não voltarão para que possamos revivê-los. Quando pensamos ou falamos de momentos especiais nos lembramos dos já usufruímos, mas desejamos também os mais inusitados que ainda não vivenciamos. 
Uns alimentam sonhos mais ousados e, totalmente influenciados e à mercê de um sistema falido, se acham incapazes e deslocados, pois não têm o "padrão de beleza" que lhes é imposto: A mulher ideal deve pesar "x", o seu quadril, busto  e cintura precisam ter 'tais' medidas etc. Obcecados pelo "corpo perfeito", muitos gastam suas energias, investem tudo o que tem e buscam, de forma incontrolável, clínicas de estética para que o rosto fique como o da atriz de Hollywood, a cintura seja como o daquela cantora famosa e assim a lista segue, cada vez mais extensa e absurda. 
As pessoas estão sendo descaracterizadas por elas mesmas, tornando-se reféns de seus desejos desenfreados e insanos.
Bem, muitos são os momentos que já vivemos e que sonhamos viver, contudo aqueles dos quais me refiro aqui são os que passaram despercebidos por muitos de nós e, muitos deles, só serão identificados e lembrados após fazermos uma breve retrospectiva. O objetivo desta "viagem" ao passado não é trazer pesar, remorso pelos bons momentos não aproveitados por mim e por você, mas sim para que nos conscientizemos do valor imensurável da vida com todos os seus singelos e ricos detalhes repletos de grandiosidade e recheados de graciosidade, como tomar banho de chuva ou até mesmo de lama (como eu e meus irmãos fizemos muuuitas vezes, rsrs); observar o trabalho árduo de uma formiga, que nos dão uma verdadeira lição no quesito "trabalho", organização e resiliência; dar boas gargalhadas quando, ao cortar o bife em um restaurante chic e lotado, este cair no chão; admirar o nascer do sol, refletir na criação de Deus. 
Como podemos ver, catar conchas, ter o prazer de desenterrá-las na areia, fazer com elas belas obras de arte e divertir-se com simplicidade, também é viver o melhor da vida. Estejamos convictos de que cada momento é único e exclusivo!! 

O Lugar Mais Alto e Mais Seguro

Isaías 66:1 " Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? E que lug...